quinta-feira, dezembro 03, 2009

Faltando 140 mil

Faltando 140 mil

Um estudo da SOFTEX - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro aponta que em 2013, vai haver uma falta, no Brasil, de 140 mil profissionais de TI (Tecnologia da Informação). Este é um dos dados que constam no primeiro volume da publicação “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva”. O relatório completo é composto por seis volumes: A indústria brasileira de software e serviços de TI; Software e serviços de TI como atividade secundária nas empresas; Capacitação e competências para o setor de software e serviços de TI; Cenários e projeções; Adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação; e o último: Marco institucional para o setor de software e serviços de TI. É um amplo relatório sobre o setor de TI com números e análises que traçam um panorama deste importante segmento econômico do Brasil.

Mão de Obra Qualificada

O relatório indica ainda, um crescimento da mão de obra empregada nas empresas de TI, no período 2003 a 2006, a uma taxa média anual superior a 12%, devendo fechar 2009 com 540 mil postos de trabalho. Outro dado importante constante do estudo da SOFTEX, é que o nível de educação formal dos profissionais de TI é muito elevado, quase 75% do total empregado tem nível superior ou pós-graduação. Esse dado é importante, pois implica em nível salarial alto e conseqüentemente, no impacto econômico que as empresas de TI acarretam nas cidades que são Pólos de Tecnologia, a exemplo de Campina Grande, Paraíba e Campinas, São Paulo. Só para citar duas.

Aparelhos Auditivos e a Tecnologia Wireless

Mais uma utilização de TI para melhorar a vida das pessoas, particularmente dos deficientes auditivos. Um novo acessório para aparelhos auditivos chamado de ConnectLine e que utiliza tecnologia wireless (sem fio) já encontra-se disponível no mercado brasileiro. Segundo o fabricante, “o ConnectLine é o único sistema auditivo que se conecta sem fios com aparelhos eletrônicos”. Com o uso desta tecnologia, os usuários de aparelhos auditivos podem ver televisão, jogar videogames, utilizar a Internet para bate-papos ou falar em telefones celulares de forma muito mais confortável e eficiente, pois seus aparelhos auditivos se conectam diretamente com esses equipamentos.

Vírus nos iPhones?

Um novo vírus de computador, inicialmente detectado na Holanda, vem atacando os aparelhos móveis celulares do tipo iPhone. O vírus, chamado de Duh Worm, facilita o acesso de hackers (piratas virtuais) a dados sigilosos dos usuários de iPhones, a exemplo de números de telefones, agenda de compromissos e senhas de “Internet Banking”. O mais estranho é que, segundo a Apple (fabricante americana deste tipo de celular), o vírus ataca apenas aparelhos desbloqueados.