quinta-feira, janeiro 22, 2009

Crise

Na Esteira da Crise

A IBM - uma das gigantes e mais antigas empresas americanas de TI (Tecnologia da Informação) - divulgou um relatório, feito pela X-Force, equipe técnica da empresa especializada em segurança na Internet, que aponta um aumento acentuado, de ataques à rede mundial de computadores no último trimestre de 2008, em função da crise da economia mundial. Segundo os dados coletados pela IBM, os ataques passaram de 1,8 bilhão para mais de 2,5 bilhões por dia em todo o mundo! Isso se deve, segundo a empresa, aos cortes que vem sendo efetuados pelas empresas, tanto em pessoal quanto em investimentos no setor de TI o que acarreta um aumento nas fragilidades, no tocante a segurança, nos sistemas de informática em nível mundial.

Proposta para Enfrentar a Crise

Como forma de enfrentar a crise econômica mundial, a Inglaterra está criando incentivos para uso de tecnologias verdes, visando gerar empregos e assim movimentar a economia. Os ingleses estão investindo muito, tanto o governo quanto as empresas, em fontes renováveis de energia e em pesquisa (e na conseqüente geração de produtos comerciais) que minimizem o efeito estufa. É uma forma de criar novas alternativas de geração de empregos e renda, principalmente para pessoal técnico altamente qualificado, oriundo das indústrias automobilística e de geração de energia através de fontes não renováveis (leia-se petróleo) que são altamente poluidoras e estão sofrendo muito com a crise.

China e Patentes

A China que muitas pessoas ainda associam a produtos baratos, de baixa qualidade e “pirateados” está cada vez mais se preparando para a dura competição nos mercados mundiais. No último dia 27 de dezembro de 2008, segundo informe da Agência Xinhua (Agencia de Notícias Oficial da China), o Parlamento chinês aprovou uma lei de patente permitindo, a partir de outubro desse ano, que empresas busquem patentes em outros países antes de obtê-las na própria China. A nova legislação é um grande avanço e visa incentivar a inovação e melhorar a competitividade internacional das empresas chinesas. A única exigência feita agora às empresas é que o governo aprove previamente, se o produto ou processo que será registrado no exterior, é um “segredo nacional”.

Energia

A Agência de Notícias Reuters, divulgou informe sobre a escolha, pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, do cientista Steven Chu, que ganhou o prêmio Nobel de Física de 1997, para Secretário de Energia de seu governo. Dr. Chu é defensor e admirador da produção de álcool (etanol) pelo Brasil e crítico do modelo de produção norte-americano que faz uso de subsídios governamentais para produzir álcool usando milho como matéria-prima. Esses subsídios dificultam a exportação de álcool do Brasil para os Estados Unidos e é a principal reclamação dos exportadores brasileiros com referência ao comercio entre os dois países. Vamos ver se algo muda sob a direção do Dr. Chu.