terça-feira, abril 28, 2009

Pólio Plus

Pólio Plus e Bill Gates

Bill Gates, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Microsoft, gigante americana de TI (Tecnologia da Informação), fez uma doação de 555 milhões de dólares para a campanha Pólio Plus do Rotary International. A campanha Pólio Plus é uma ação de todos os rotarianos do mundo (somos hoje cerca de 1,2 milhões de rotarianos presentes em, praticamente, todos os países do mundo) que visa erradicar a pólio em nível mundial. O que pouca gente sabe, particularmente aqui no Brasil, é que as vacinas contra a pólio (paralisia infantil) - as famosas “gotinhas” - são bancadas pelos rotarianos desde 1979, cabendo aos governos providenciarem a logística de aplicação das doses nas crianças de 0 a 5 anos. Essa milionária doação de Bill Gates, que é membro honorário do Rotary, vai ajudar a meta de erradicar a maldita pólio na Ásia e na África até 2012.

Cidade Digital

A edição 2009 do Prêmio Cidade Digital já está recebendo inscrições. O prêmio é uma realização do Instituto de Engenharia (
www.ie.org.br) e tem o objetivo de premiar as melhores iniciativas das prefeituras que desenvolveram um projeto de infra-estrutura ou de serviços eletrônicos para seus cidadãos, transformando assim, o município em uma cidade digital, e mais conectada a Internet. As inscrições vão até o dia 8 de maio e mais informações podem ser obtidas através do e-mail: premiocidadedigital@iengenharia.org.br.

Subvenção Econômica


A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, “braço financeiro” do MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, A divulgou dados referentes a chamada pública do programa Subvenção Econômica de 2009, encerrada recentemente. Foram recebidas 2.558 propostas de empresas de todo o país. A área de TI foi a que recebeu mais inscrições: 1.079, representando 42% do total. Em seguida, vieram a área de Saúde, com 393 propostas (15%) e a de Desenvolvimento Social, com 370 (14%). Já em Biotecnologia, foram 257 propostas (10%). A área de Defesa Nacional e Segurança Pública tiveram 249 inscritos, representando 9,7%, e a de Energia, 210 (8,2%). A FINEP promete divulgar o resultado preliminar das empresas selecionadas no dia 1º de junho.

Defesa

Informe divulgado pela Presidência da República, destaca que o governo federal prevê a aplicação, ao longo de 2009, de cerca de R$ 189 milhões em P & D (Pesquisa e Desenvolvimento) pelos centros de tecnologia das Forças Armadas em parceria com empresas privadas. Devem ser contemplados 25 projetos voltados ou relacionados com armamentos para o Exercito, a Marinha e a Força Aérea. Os recursos são oriundos do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e da FINEP. Projetos como os dos radares SABER M-60 e M-200, do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) e o de fibra de carbono de alto desempenho, são alguns que receberam investimentos neste ano. Vale destacar que muitos dos projetos têm aplicação “dual”, ou seja, tanto tem aplicação militar quanto civil, a exemplo dos radares SABER M-60 e M-200, que tanto servem para defesa aérea (aplicação militar) quanto para monitoração de trafego aéreo (aplicação civil).