sexta-feira, abril 03, 2009

Brasil na CeBIT 2009

Brasil na CeBIT 2009

O Brasil está presente na CeBIT 2009, maior evento mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que está acontecendo desde o dia 3 de março e termina neste dia 8, na cidade de Hannover, na Alemanha. São 15 empresas brasileiras presentes, além de um consórcio de exportação. A participação brasileira, sob a marca Brazil IT, conta com o apoio da SOFTEX e da SOFTSUL, da APEX-Brasil e da Hannover Fairs do Brasil. Este ano o objetivo é atingir de forma mais focada, o público-alvo da mostra.

Carregador Universal

A Agência de Notícias France Presse divulgou a notícia que os fabricantes e operadoras de telefonia celular, fecharam um acordo para trabalharem no desenvolvimento de um carregador universal para aparelhos celulares. O principal objetivo é evitar desperdícios quando da troca do aparelho de celular. A meta dos fabricantes é que a maior parte dos celulares vendidos em 2012, já venha com o carregador universal. Além do ganho financeiro (economia na produção), o novo carregador deve reduzir o consumo de energia em até 50%, bem como diminuir o desperdício e o lixo tecnológico, pois, os carregadores atuais, geralmente, são jogados no lixo quando o usuário troca de aparelho.

Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software

Os melhores trabalhos de tese de doutorado e de dissertação de mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, entre 1º de janeiro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009, podem participar do CTD-QS 2009 - Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software 2009. O CTD-QS tem por objetivo estimular a realização de trabalhos de pós-graduação em Qualidade de Software e a interação Universidade-Empresa nesta área. Serão premiados até quatro trabalhos correspondentes às duas melhores teses de doutorado e às duas melhores dissertações de mestrado. Esses trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software 2009, e os artigos correspondentes serão publicados nos anais do evento. Os autores deverão submeter um artigo em português de, no máximo, 15 páginas, com base nas teses e dissertações, seguindo o formato padrão da Sociedade Brasileira de Computação, disponível no endereço http://www.sbc.org.br. Os artigos submetidos devem descrever claramente os objetivos da pesquisa, seu desenvolvimento, metodologias e os resultados e contribuições do trabalho. Somente serão aceitos trabalhos sobre Qualidade de Software, que expandam ou aprofundem o conhecimento nesta área e não que apenas utilizem ou façam menção à Qualidade. As submissões dos artigos serão feitas eletronicamente, no formato PDF no site http://submissoes.sbc.org.br/sbqs2009.

Portugal e Espanha

As empresas brasileiras de TI (Tecnologia da Informação) que querem participar da Missão Brasileira a Portugal e Espanha, organizada pela RIOSOFT já podem se inscrever. A Missão tem como objetivo criar um ambiente onde as empresas brasileiras possam desenvolver parcerias e ofertar seus serviços a clientes europeus. A Missão sai do Brasil no dia 18 de abril e retorna no dia 26 do mesmo mês. Neste período as empresas entrarão em contato com possíveis clientes em eventos realizados na Espanha e Portugal. As empresas interessadas devem entrar em contato com a Riosoft, através do email secretaria@riosoft.softex.br, até o final deste mês.