sexta-feira, abril 03, 2009

9 Anos na Internet!

9 Anos na Internet!

Semanalmente, nos últimos nove anos, uma revista eletrônica chega na caixa de e-mails de 12 mil assinantes, do Brasil e exterior. É uma revista diferenciada, com informações e assuntos diversificados que agradam desde adolescentes até profissionais de TI. É a nossa InfoWebNews, “a nossa Revista Eletrônica”, que nessa edição 486 atinge os 9 anos de idade. Um marco importante sob qualquer aspecto. Criada, desenvolvida e editada por Elencyr Donatti, a InfoWebNews já faz parte da Internet brasileira e se expande a cada dia, basta ver o número crescente de assinantes. Parabéns a Elencyr, por ter nos brindado com um veículo de comunicação de primeira linha e meus agradecimentos por poder fazer parte desse excelente time de colunistas! Parabéns aos leitores da InfoWebNews e que nos próximos nove anos possamos estar juntos toda semana!

Alagoas Digital


No próximo mês de abril, no período de 06 a 08, vai acontecer o Alagoas Digital 2009. O evento será realizado no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, pelo Governo do Estado de Alagoas, SEBRAE/AL, ITEC -Instituto de Tecnologia em Informática e Informação e pelo APL de TI (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação) de Maceió. Os temas deste ano são: Governança Eletrônica, Saúde, Educação, Agronegócio, Segurança na Era Digital e TI como fator de competitividade para as empresas alagoanas. Completam o evento um Seminário de TIC, Workshop de Software Livre, Feira e Exposição de Produtos e Serviços e uma Rodada de Negócios Tecnológicos. Mais informações podem ser obtidas no portal www.alagoasdigital.com.br.

Lei Geral das MPEs

A ASSESPRO/RJ, entidade que congrega as empresas de TI (Tecnologia da Informação) brasileiras, apresentou em seu informativo semanal, uma idéia muito boa para aquecer a economia brasileira afetada pela crise mundial, particularmente o segmento de TI: Usar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A idéia deve ser implementada, afinal a Lei das MPEs foi criada exatamente para fortalecer as micro e pequenas empresas brasileiras e no setor de TI esse universo (MPEs) corresponde a 95% das empresas. O exemplo dado pela ASSESPRO/RJ é o dos Estados Unidos, onde “desde 1953 está em vigor a Lei de Incentivo à Pequena Empresa (Small Business Act), que assegura que partes dos contratos governamentais devem ser destinados às micro e pequenas empresas”. No Brasil, a priorização das MPEs já existe nas compras governamentais de até R$ 80 mil. O que é preciso é fazer valer a lei, também para as empresas de TI.

A “Febre” do Twitter

O Twitter, tipo de blog com mensagens curtas, virou a “febre” mais recente da Internet. Essa nova “ferramenta” de comunicação da rede, já foi ou é, utilizado por Barack Obama e o escritor Paulo Coelho. No Brasil o uso do Twitter já domina a Internet, seja por pessoas físicas quanto por empresas. Segundo estatísticas recentes, divulgadas pelo Jornal inglês “The Times”, São Paulo é a quarta cidade em número de usuários do novo sistema, ficando atrás apenas de Londres, Nova York e São Francisco. O principal motor para o crescimento do Twitter é que ele pode ser acessado de aparelhos celulares o que facilita a rapidez da publicação das noticias.

Peixe Robô

A Agência de Notícias Reuters divulgou informe que cientistas britânicos desenvolveram um peixe robô que detecta áreas poluídas nos mares. O novo instrumento de combate à poluição nos oceanos é capaz de identificar focos perigosos de poluição, em uma profundidade de até 1,5 metro. Os robôs imitam os movimentos dos peixes reais e são equipados com sensores capazes de identificar vazamentos de óleo provenientes de navios, por exemplo, e enviar os dados para estações de acompanhamento via redes de dados sem fio.