sexta-feira, abril 03, 2009

Pesquisa

Pesquisa

A ASSESPRO/RJ - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Regional Rio de Janeiro, realizou uma pesquisa visando avaliar como a crise tem afetado as empresas do setor de TI (Tecnologia da Informação) do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada por amostragem, no início deste mês, com 5% das empresas associadas a ASSESPRO/RJ, através de “entrevistas pessoais qualitativas”. Os resultados obtidos apontaram que “mesmo com a retração da demanda por serviços e produtos apontada pelos entrevistados, a maioria das empresas tem conseguido se manter estável e com o mesmo quadro funcional, mas que medidas preventivas para conter gastos, também já estão sendo postas em prática”. Mas nem todas as empresas estão seguindo essa linha. Algumas, cerca de 30% da amostra coletada, “estão diminuindo seu quadro de funcionários, e os principais reflexos sentidos pelas empresas são o aumento de clientes inadimplentes e a suspensão ou postergação de contratos já assinados”. De uma forma geral essa pesquisa reflete o que vem acontecendo com empresas de TI de todo o país.

Emprego com “Leilão” de Salário

Notícia publicada pela “BBC Brasil” informa que um site na Internet que oferece vagas de empregos nos Estados Unidos está promovendo "leilões" em que os candidatos aos postos de trabalho disponíveis informam quanto querem ganhar e geralmente quem tem pedido o menor salário tem sido contratado. O site www. jobaphiles.com é voltado para estudantes e recém-formados que encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho, mas nesse tempo de crise mundial vem sendo procurado por qualquer um que procura um emprego.

Banco Itaú e o iPhone

O Banco Itaú lançou um aplicativo de seu sistema para Internet “Itaú Móbile”, voltado para os usuários do iPhone da Apple. O novo software (programa de computador) permite o acesso à conta corrente para consultas e operações e localização rápida das mais de 2.400 agências e 24.000 caixas eletrônicos do Itaú. O software é fornecido aos clientes de forma gratuita e traz um menu de navegação para acesso à conta corrente e ao sistema de localização das agências.
Marcas “Bradesco” e “Itaú”Por falar em banco, as marcas Bradesco e Itaú estão na lista das 35 marcas de instituições financeiras de maior valor do mundo, ocupando a 12ª. e 21ª. posições respectivamente, segundo levantamento da entidade Brand Finance. O valor da marca Bradesco atingiu a cifra de US$ 7,7 bilhões e a marca Itaú foi avaliada em cerca de US$ 6 bilhões.