sexta-feira, abril 03, 2009

Premiados

Premiados na CeBIT 2009

A CeBIT, maior feira mundial de tecnologia de informação e comunicação, realizada até o último dia 8 de março, em Hannover, Alemanha, premiou o talento e a criatividade brasileiras pela sexta vez consecutiva. No primeiro dia do evento, houve a entrega do “iF Design Award”, prêmio alemão tido como o mais importante prêmio de design do mercado europeu. Dezenove produtos brasileiros ficaram entre os 802 vencedores, de 38 países, na edição 2009. Um reconhecimento da capacidade do Brasil no segmento muito competitivo. Mesmo com a crise financeira internacional, que reduziu o “tamanho do evento” em cerca de 20%, a CeBIT 2009 conseguiu repetir o sucesso de público dos anos anteriores. Ponto para as empresas brasileiras presentes que conseguiram se destacar!

Redução no Imposto de Renda

Decreto assinado pelo Presidente Lula permite que seja abatido no cálculo do imposto de renda gastos com treinamento de desenvolvedores de software (programas de computador). O artigo 13 publicado em conjunto com da lei 11.908, diz que “as empresas dos setores de tecnologia da informação poderão excluir do lucro líquido os custos e despesas com capacitação de pessoal que atua no desenvolvimento de programas de computador (software), para efeito de apuração do lucro real, sem prejuízo da dedução normal”. Essa isenção possibilitará uma redução de cerca de 30% dos gastos com impostos das empresas e contribuirá para aumentar a competitividade do Brasil no mercado externo. O artigo 13 pode ser lido acessando http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei11908_2009.htm.

Novas tecnologias e a Saúde dos Idosos

Cada vez mais aumenta o número de pessoas idosas que moram sozinhas e que necessitam de alguma forma, serem “monitoradas a distância”, sejam por parentes ou por médicos. As tecnologias voltadas para resolver esse tipo de situação estão cada vez mais avançadas. Um dos sistemas sendo testados é o eNeighbor (numa tradução aproximada, seria “vizinho eletrônico”). O sistema, que tem um sensor instalado debaixo da cama da pessoa a ser acompanhada, detecta qualquer alteração ocorrida com o idoso durante a noite, inclusive avalia a hora “normal” que a pessoa se levanta pela manhã. Outros sensores de movimento são instalados também em outros ambientes da casa, a exemplo da cozinha, do quarto e do banheiro. Caso esses equipamentos detectem que a pessoa não havia se movimentado pela área da maneira usual, aciona uma central de controle – como as de segurança eletrônica utilizada em casas e prédios – que por sua vez envia o resgate rapidamente ao local. Outros sistemas podem monitorar também, pessoas que precisam de acompanhamento médico constante por sofrer de diabetes grave ou de alguma doença cardíaca e assim terem um “médico eletrônico” acompanhado-as 24 horas. É tecnologia servindo para melhorar a vida das pessoas.