sexta-feira, maio 01, 2009

25%

25%

Este foi o percentual de crescimento do e-commerce (comércio eletrônico), no Brasil, nos primeiros dois meses de 2009. Mesmo com a crise financeira mundial e que já chegou por aqui, o comércio eletrônico brasileiro tem crescido de forma consistente. Prova disso são os números do primeiro bimestre de 2009, espantosos 25% de crescimento com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da consultoria e-bit. Segundo dados do SEBRAE, existem cerca de 60 mil empresas no Brasil que utilizam comércio eletrônico como forma de venda, sendo que as micro e pequenas empresas respondem por 20% das vendas e os 80% restantes são realizadas pelas 20 maiores.

Penhora Online

O estado de São Paulo vai adotar a partir de 1º de junho próximo, na justiça estadual e nos cartórios, o sistema de “Penhora online”. Com a implantação deste sistema, todas as ações de penhora de bens, bem como os mandados judiciais passam a ser feitos de forma eletrônica. O software fará também pesquisa de titularidade de bens móveis e imóveis em nome de pessoas que forem parte em processo judicial. O Tribunal de Justiça de São Paulo acredita que vai haver maior rapidez no andamento dos processos a partir da utilização do novo sistema.

Novo Comando Militar

Segundo notícia publicada pelo periódico americano “Wall Street Journal”, o governo dos Estados Unidos planeja criar um novo comando militar voltado exclusivamente para tratar da defesa da Internet e das redes de computadores das forças armadas americanas, alvos ultimamente de ataques de hackers. O novo comando já vem sendo chamado de “Comando de Guerra Cibernética”. Mesmo negando o governo americano tem como principais alvos, tanto de defesa quanto de ataque, países como China, Irã e Rússia. O Brasil deveria também começar a se preocupar com essa nova forma de “guerra” que já é uma realidade mundial.

Câmera Noturna

A empresa brasileira Optovac está desenvolvendo, com o apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, entidade de financiamento ligada ao MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, uma câmera de vídeo que capta imagens em infravermelho pela diferença de temperatura entre pessoas, objetos e meio ambiente. O equipamento é de uso dual, ou seja, tem utilidade militar, mas pode ser utilizado na área médica e industrial no controle de qualidade de produtos, por exemplo. Poucos países dominam esse tipo de tecnologia que também sofre restrições severas quanto a exportações. A câmara da Optovac é compacta, medindo 11 centímetros de largura por 23 de comprimento e 7 de altura. A FINEP está investindo R$ 2,5 milhões no projeto por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação.