quinta-feira, dezembro 24, 2009

Plano Nacional

Plano Nacional

O governo federal está concluindo o denominado PNBL - Plano Nacional de Banda Larga, que tem como principal objetivo disponibilizar para a população, 30 milhões de pontos de acesso a Internet, em alta velocidade (banda larga), até 2014. No mês passado foi apresentado o esboço do PNBL onde uma das idéias é a Telebrás implantar e administrar o projeto. Vários problemas não têm ainda solução, dentre eles o principal: de onde virá o dinheiro para que os 30 milhões de pontos de acesso virem realidade? Outro ponto ainda obscuro é como será feito o acesso, por meio de uma rede estatal ou utilizando as redes privadas. No segundo caso quem vai pagar a conta? Uma nova “bolsa digital?” Uma das justificativas para execução e necessidade do PNBL é que, em 2014, o Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol e o país vai precisar estar “conectado”. Só espero que esse plano, realmente ousado, não fique só na intenção, pois um dos fatores atuais para acelerar o desenvolvimento de um país, economicamente e culturalmente, é exatamente o acesso a Internet de alta velocidade por toda a sociedade.


SENAC

Uma boa iniciativa do Centro Universitário Senac, em São Paulo, foi à criação do curso de pós-graduação denominado “Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia”. O objetivo da nova pós-graduação é “capacitar profissionais de diferentes áreas que desejam projetar e controlar atividades digitais almejando mais eficiência e rentabilidade nos negócios, propiciar debate sobre o conteúdo da web e oferecer informações e subsídios culturais para a atualização sobre padrões de comportamento e de negócios no mundo digital”. As inscrições vão até 24 de fevereiro de 2010. Parabéns ao SENAC pela iniciativa!

Edital

A ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, lançou edital, voltado para Universidades (públicas ou privadas), Escolas Politécnicas e Centros Federais de Educação, com o objetivo de formação e qualificação de recursos humanos nas áreas de petróleo e gás. Além da ANP, participam do edital, colocando recursos, o MME - Ministério de Minas e Energia e o MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia. O prazo limite para apresentação de propostas é 08 de fevereiro de 2010. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail prh@anp.gov.br. Nos últimos anos não tem faltado recursos para C&T (Ciência e Tecnologia) e no futuro as próximas gerações vão agradecer.

Feliz Natal!

Aproveito a “coluna da semana do Natal” para desejar a todos os leitores e amigos, um ótimo Natal! Que o espírito cristão do verdadeiro Natal esteja presente com muita paz e carinho familiar! Feliz Natal!