quarta-feira, dezembro 30, 2009

Tendências para 2010

Tendências Tecnológicas para 2010

2010 promete ser um ano bastante interessante, pois teremos, dentre outros acontecimentos, Eleições e Copa do Mundo. No segmento, digamos tecnológico, o ano também trará, ou melhor, consolidará, algumas tendências que se destacaram em 2009. Vou apontar quatro que, no meu entendimento, vão “dominar a cena” ao longo de 2010. Só espero “não queimar a língua” quando o final do ano chegar.

1. TI Verde

A febre “verde” também chegou a TI (Tecnologia da Informação), mesmo com o recente fracasso da reunião de Copenhagen, este tema está cada vez mais presente nos projetos de TI, tanto de hardware quanto de software. Com relação ao hardware cada vez mais os computadores (o hardware) vão utilizar material reciclável e de baixo consumo de energia. Em 2010 essa tendência vai virar regra. A empresa que pretende continuar no mercado vai ter que fabricar “máquinas verdes”. Já a “indústria de software” vai ter que viabilizar soluções que ajudem a diminuir o uso de papel e minimizar emissão de CO2. Softwares que maximizem, por exemplo, o uso e gestão de documentos eletrônicos (os chamados “e-documents”), diminuindo a demanda por papel, serão o foco dos consumidores em 2010.

2. Cloud Computing

Já abordei o assunto “Cloud Computing” (Computação nas Nuvens) em colunas anteriores e em 2010, este novo recurso tecnológico será utilizado cada vez mais no dia-a-dia das empresas, particularmente, para minimizar custos de armazenagem de informações.

3. Memória Flash

Todos nós já estamos acostumados a usar “Memória Flash” seja naqueles “chips de memória” das máquinas fotográficas digitais ou nos “pendrives” onde colocamos nossos arquivos e levamos para qualquer lugar. É, portanto, uma tecnologia já estabelecida. O que veremos em 2010 é seu uso ampliado, arrisco até a dizer que em 2010 será o começo do fim dos discos rígidos dos computadores. Com o uso cada vez maior da Memória Flash seu preço vem caindo rapidamente e assim, a principal diferença (preço) para os discos rígidos (que ainda são mais baratos) começa a desaparecer. Em 2010 essa tendência – queda nos preços – vai estar consolidada.

4. Dispositivos Móveis

Segundo previsões de vários analistas, em 2010, cerca de 1,2 bilhão de pessoas, em todo o mundo, vão usar algum tipo de dispositivo capaz de realizar transações comerciais móveis, seja conectado a Internet ou através da rede de telefonia celular. Isso acarretará um impacto grande (em alguns países já é realidade hoje) nos negócios, particularmente no comércio e nos serviços financeiros.

Feliz 2010!

Nesta última coluna de 2009, aproveito para desejar a todos os leitores um ótimo 2010, com muita paz e saúde! Que no ano novo todos os sonhos sejam realizados! Até o ano que vem se Deus permitir!