quinta-feira, janeiro 22, 2009

Manuais

Manuais na Internet

Uma boa dica para quem perdeu algum manual de aparelho eletrônico é o site americano www.safemanuals.com, neste endereço pode-se encontrar mais de 880 mil manuais de produtos de 3600 fabricantes diferentes. São manuais de praticamente todos os equipamentos de uso doméstico e profissional, fabricados no mundo, de câmeras fotográficas à máquinas de lavar louça, de GPS à aparelhos de TV, equipamentos de som, celulares, etc. Vale uma visita para quem perdeu algum manual e precisa de informação.

P&D na VALE

A empresa brasileira de mineração VALE (antiga Companhia Vale do Rio Doce) instalou recentemente, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, São Paulo, o seu centro de pesquisas. Denominado de CTE - Centro Tecnológico de Energia, tem como objetivo investir em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de novas tecnologias, produtos e serviços inovadores nos segmentos de geração, conservação e transmissão de energia. As primeiras pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento de uma “Turbina Flex” (para geração de energia a partir de gás natural, biogás e/ou álcool), de um “Carvão Limpo” (método mais limpo e eficiente do que os atuais para transformar carvão em gás) e de um “Motor movido a Etanol mais eficiente”. O CTE já tem um orçamento de R$ 220 milhões para os primeiros 2 anos e conta com um corpo de 84 pesquisadores trabalhando nos 3 projetos mencionados acima. Seria muito bom que outras empresas copiassem a VALE.

“Leve o 3G para a sua cidade”

A Claro, empresa de telefonia celular, inovou em sua estratégia de marketing. Através do projeto “Leve o 3G para a sua cidade”, a empresa colocou em votação, na Internet, em quais cidades ela deve investir na instalação da tecnologia 3G (de 3ª. Geração) de telefonia móvel. Através do ClaroBlog (www.claroblog.com.br), os internautas de todo o país, podem escolher a cidade ou cidades, que devem receber a tecnologia 3G nos próximos meses. Podem votar clientes e não-clientes da Claro, moradores de localidades que não possuem a cobertura 3G. A votação vai até 08 de março e após este período as 10 cidades mais votadas serão submetidas a uma análise técnica e comercial, que verificará a viabilidade da instalação da rede na região. Após esta análise, serão divulgadas as cidades que receberão o investimento da operadora.

Destruir é a Solução

A revista inglesa “Which?” publicou matéria onde destaca que “a única forma de ter certeza de que os fraudadores não poderão roubar detalhes pessoais de um computador antigo é destruindo o disco rígido”. Simplesmente apagar o disco não é suficiente. Muitas pessoas envolvidas com TI (Tecnologia da Informação), seja de forma particular ou profissional, pensam que apagar os dados dos discos antes de se “livrarem” do computador antigo é suficiente. Não é! A publicação inglesa adquiriu 8 discos rígidos em um site na Internet que vende equipamentos usados e recuperou mais de 20 mil arquivos que haviam sido “deletados” destes equipamentos! Assim a melhor forma de se proteger é realmente destruindo, fisicamente, o disco rígido do computador!