quinta-feira, janeiro 22, 2009

MOURA

Moura

O Estado de Pernambuco, o Nordeste e o Brasil perderam no último dia 15 de janeiro, vitimado por um câncer, o empresário Edson Moura, 79 anos, presidente das Baterias Moura. Engenheiro Químico, Dr. Edson, como era chamado pelos dois mil funcionários do grupo, fundou a fábrica de Baterias Moura há exatos 51 anos. Hoje, a “Moura é a maior empresa exportadora de Pernambuco fora do segmento sucroalcooleiro e conta com cinco fábricas – quatro em Belo Jardim (PE), sede do grupo, e uma em Itapetininga (SP), um escritório central localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE), além de uma unidade de assistência às montadoras, em Belo Horizonte (MG). As Baterias Moura equipam atualmente, pelo menos metade dos carros produzidos no Brasil. Volkswagen, Ford, Renault, Fiat, Mercedes-Benz, Daimler Chrysler e Iveco usam os acumuladores Moura como peça original de fábrica.” Edson sempre procurou investir em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) pois sabia que esse era e é, o diferencial de qualquer produto de base tecnológica. Ele tinha um sonho que realizou com muito trabalho e dedicação: produzir tecnologia no sertão de Pernambuco e exportar para o mundo. Sob sua liderança a “Moura” transformou-se na maior empresa fabricante de baterias do Brasil. Que ele sirva de exemplo para as novas gerações de empresários brasileiros!

“Marolinha”?

A “marolinha”, que o Presidente Lula falava que seria o “tamanho” da crise financeira internacional que atingiria o Brasil, transformou-se numa “tsunami”. Os dados divulgados essa semana, do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego já demonstram claramente o impacto da crise no mercado de trabalho, particularmente no setor de serviços (onde o segmento de TI – Tecnologia da Informação está inserido) e de comércio. As demissões nas empresas de TI estão atingindo principalmente, os fabricantes e revendedores de máquinas (computadores e periféricos), mas também já preocupam as empresas de software (programas de computador).

298 milhões

Esse é o número de internautas (usuários da Internet) que a China atingiu no ano passado. O número cresceu cerca de 42% em relação ao ano de 2007. Os dados são do CIRIC - Centro de Informações de Rede e Internet da China. Outro dado, que também chama a atenção é a taxa de penetração da Internet que aumentou para 22,6% em 2008, superior à média mundial de 21,9%. Portais de notícias como o “Sina Corp” e o “Sohu.com” já recebem um número de visitantes diários tão grande quanto os maiores sites de notícias mundiais, como o site da rede americana de TV CNN.

Lei de Inovação

No final do ano passado o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho Interministerial com representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, da Fazenda, da Educação, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, para identificar gargalos na aplicação da lei de Inovação (Lei no. 10.973/2004). O grupo tem como objetivos “identificar condições e situações jurídicas ou operacionais que dificultem ou limitem a aplicação da lei de Inovação; propor atos legais complementares ou iniciativas para aperfeiçoamento de dispositivos da lei, inclusive aquelas explicitamente referenciadas; harmonizar e consolidar o entendimento das disposições desse marco legai e seus atos suplementares, com vistas a orientar os órgãos e entidades alcançadas por sua aplicação; e acompanhar a implementação das disposições previstas na referida lei e seus atos suplementares”. Ou seja, o governo pretende aperfeiçoar e dinamizar o uso da Lei da Inovação. Vamos torcer para que as melhorias sejam realmente positivas.