sexta-feira, abril 03, 2009

e-Flation

e-Flation

O índice que mede a taxa de inflação na Internet, denominado de “e-Flation”, registrou uma queda, ou seja, deflação, de 0,23%, no período de 15 de dezembro de 2008 a 15 de janeiro de 2009. Os setores que tiveram maior queda nestes 30 dias foram: “Eletroeletrônicos” com deflação de 2,57%, “Linha Branca” (geladeiras, fogões e máquinas de lavar) com 2% e “Perfumes e Cosméticos” com 0,17%. O e-Flation foi desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a empresa de consultoria Felisoni Consultores Associados. Os preços são pesquisados nos “sites” de vendas de produtos pela Internet.

Armtec Tecnologia

A Armtec é uma empresa cearense, que ganhou o Prêmio Finep de Inovação 2008 da Região Nordeste. A empresa atua fabricando máquinas e equipamentos para defesa, segurança pública e para a indústria de petróleo e gás. Seus produtos já são exportados para os Estados Unidos - a exemplo do robô SACI que é utilizado pelos bombeiros da cidade de Chicago - e Europa. O SACI é um equipamento para combate a incêndios que é utilizado em edifícios de até 15 andares. A empresa foi criada com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará e suporte técnico da UNIFOR - Universidade de Fortaleza e demonstra claramente que uma boa política de incentivos a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) trás resultados.

Parque Tecnológico do Rio de Janeiro

As empresas “Schlumberger Serviços de Petróleo” e “FMC Technologies do Brasil” vão investir R$ 100 milhões em projetos de inovação tecnológica no PaqTec-RJ (Parque Tecnológico do Rio de Janeiro). As empresas, multinacionais do setor de petróleo, pretendem usar mão-de-obra local e gerar mais de 600 empregos de alto nível nos próximos dois anos. O PaqTec-RJ está em franco crescimento e tem previsão de abrigar 220 empresas até 2017. Os projetos dessas duas novas empresas foram aprovados pelo Conselho Diretor da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, gestora do Parque.

OCDE e Investimentos em P&D

Relatório recentemente publicado pela OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade formada pelos países ricos, e denominado de “Science, Tecnology and Industry Outlook 2008”, detalha os desenvolvimentos recentes e as tendências em ciência, tecnologia e inovação nas economias da área da OCDE e nas economias dos 4 países mais importantes do mundo em desenvolvimento: Brasil, China, Índia, e Rússia. Sobre o Brasil, o relatório da OCDE informa que a intensidade dos investimentos em P&D da ordem de 1% (dados de 2006) do PIB (Produto Interno Bruto) é muito baixa em comparação com a média dos países da OCDE, mas supera Portugal, Turquia, Polônia e México. Por outro lado, ficou bem abaixo ao da China e Rússia. Conclusão: precisamos melhorar a quantidade e a qualidade dos nossos investimentos em P&D, para que a diferença tecnológica com os países ricos não aumente e comece a diminuir. Isso é urgente!