sexta-feira, janeiro 22, 2010

Certidão Eleitoral

Certidão Eleitoral

Um excelente serviço ao cidadão, simples, rápido e de muita utilidade, é prestado pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Trata-se da “Certidão Eleitoral Eletrônica” que é gratuita e substitui os comprovantes de votação de cada eleição, que muitas vezes, são extraviados pelos eleitores. A comprovação de estar em dia com as obrigações eleitorais é necessária para tirar Passaporte, Carteira de Trabalho e participar de concursos públicos, por exemplo. A Certidão Eleitoral Eletrônica pode ser obtida no site www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao_blank.htm, bastando preencher os dados solicitados com as informações constantes do Título de Eleitor.

Carros Elétricos

Pelo andar da tecnologia parece que a década será do carro elétrico. Os engenheiros da indústria automobilística estão trabalhando duro para viabilizar tecnicamente e principalmente, economicamente, um carro elétrico bem similar ao tradicional que usa motor a explosão. Na questão “viabilidade comercial” a China, tudo indica, será o “motor principal”, visto que em 2009, o mercado de automóveis da China se tornou o maior do mundo, desbancando os Estados Unidos. E segundo informações do governo chinês, existe um plano para colocar 500 mil carros elétricos nas ruas em 2011, além de 60 mil táxis e ônibus. Para atingir essa meta, os chineses vão utilizar desde subsídios para quem adquirir carros elétricos, até investimentos em infra-estrutura, como postos de abastecimento e oficinas especializadas. Caso os carros elétricos se consolidem no mercado, haverá impacto (negativo, claro) na industria do petróleo e dos biocombustiveis.

Tecnologias Utilizadas

Os carros elétricos disponíveis hoje, basicamente, utilizam quatro tipos de tecnologia: A híbrida que combinam a energia de um motor elétrico com a de um motor convencional (carros que usam esse tipo de tecnologia fazem até 21 quilômetros por litro de gasolina e emitem pouco CO2 por km rodado); A tecnologia híbrida plug-in (do inglês “ligar na tomada”) é uma variação da primeira, só que a recarga da bateria, além da recarga pela geração do próprio movimento do carro como na primeira, o usuário pode ligá-lo na tomada para recarregar (como fazemos com um celular, por exemplo); A elétrica pura,onde a bateria é a única fonte de força do veiculo e é recarregada na rede elétrica (essa é a tecnologia mais defendida pelos ecologistas)e por último, completando o quarteto, temos a tecnologia de células de combustível , ainda experimental, que utiliza o hidrogênio como fonte de energia. Essa última tecnologia já tem até protótipo de carro feito no Brasil, por pesquisadores da UNICAMP – Universidade de Campinas, Estado de São Paulo.

Baterias

A bateria ainda é o grande complicador, tecnicamente falando, para que os carros elétricos possam ser uma realidade. E três itens precisam ser resolvidos: As novas baterias têm que aumentar a densidade (quantidade) de energia que elas armazenam; O tempo de recarga tem que diminuir, e o preço das baterias diminuir (cerca de 1/3 do valor do carro elétrico corresponde às baterias). Todos esse problemas são basicamente, problemas de engenharia e é necessário P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para solucioná-los e por conseguinte, dinheiro, para solucioná-los. Com isso resolvido, o futuro dos carros elétricos parece bastante promissor.