sexta-feira, janeiro 22, 2010

Inclusão Digital

Inclusão Digital

Nos últimos anos, a expressão “Inclusão Digital” tem estado presente no nosso dia-a-dia. Educadores falam, técnicos idem e os políticos, como sempre, prometem! Mas será que temos realmente que fazer a inclusão digital de parte, ou do todo, de nossa população? E o que é inclusão digital? É ter acesso a Internet? É “saber usar” um computador? Ter uma massa de pessoas não “incluídas digitalmente” afeta o desenvolvimento do Brasil? Essas são questões que precisam de respostas.

Escolas e Inclusão Digital

Falamos muito da necessidade de fazer inclusão digital de nossos jovens, principalmente os que estudam em escolas públicas. Mas instalar um “laboratório de informática” em uma escola pública resolve o problema? Não! De forma alguma. É necessário capacitar/treinar os professores, manter e melhorar, continuamente, os equipamentos. E será que em uma escola que não possui laboratórios de química e de física, e muitas vezes uma simples biblioteca, não seria mais importante ter estas facilidades antes? Na minha opinião, é necessário fazer uma melhoria geral nas escolas em paralelo com a montagem de um ou mais laboratórios de informática. O ideal é ter laboratórios de química, física e de robótica, juntamente com salas informatizadas. Sim salas informatizadas! Todos os alunos com acesso diário e continuo a computadores é o padrão em países que prezam uma boa educação e isso não deve ser exceção e sim regra!

Internet, Mercado de Trabalho e Inclusão Digital

Muita gente pensa que promover a inclusão digital é dar acesso a Internet. O acesso à rede mundial de computadores faz parte de um processo de inclusão digital, talvez até o último passo, uma conseqüência até, mas certamente não é o primeiro passo. Inicialmente, é necessário capacitar as pessoas no uso de computadores e de alguns softwares (programas de computador) básicos. Hoje quem não sabe usar um computador para “processar textos” ou criar uma planilha eletrônica para efetuar cálculos matemáticos, dificilmente vai obter oportunidade de trabalho. Guardando as devidas proporções, é como não saber datilografia na metade do século passado, sem esse conhecimento não se conseguia emprego em escritórios, por exemplo. Ter uma massa de pessoas sem “conhecimento do uso de ferramental digital”, afeta sim o desenvolvimento de um país tanto quanto o baixo nível de escolaridade de um povo. Escola de qualidade é item primordial para o desenvolvimento pleno de uma nação.

Ainda Internet e Inclusão Digital

Uma forma rápida para inclusão digital, inclusive com impacto positivo na economia e de resultados imediatos, é a disponibilização de acesso a Internet gratuitamente, com tecnologia wireless (sem fio) em toda a cidade, ou em áreas especificas da cidade. A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, disponibilizou Internet gratuita no bairro de Copacabana e os resultados estão sendo extremamente positivos, inclusive econômicos, para as empresas instaladas naquela área e para o turismo. Outras cidades menores e capitais estão seguindo o mesmo caminho, como João Pessoa, Paraíba, que tem um projeto da Prefeitura para disponibilizar Internet em vários bairros do município. Além do impacto econômico deste tipo de iniciativa, também há impacto positivo na qualidade de vida da população beneficiada. O investimento por parte do agente público é pequeno e o retorno enorme. Acesso público a Internet nesse modelo, é um componente importante do processo de inclusão digital da população.