quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Em Abril

Em Abril

Primeiro foi a ECF (Emissora de Cupom Fiscal) implantada em 2004, depois, em 2007, veio a NFe (Nota Fiscal Eletrônica), agora é a vez de mais uma obrigatoriedade fiscal eletrônica, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). No próximo mês de abril, será exigido o SPED para todas as empresas, tributadas pelo lucro real, e que tem entrada e saída de mercadorias. Essas empresas devem contabilizar os dados de estoque com as vendas de mercadorias, e enviar os dados eletronicamente para a Receita Federal. É o “Leão Eletrônico” cada vez mais eficiente.

CPF

Para facilitar a vida do cidadão, no final deste mês, será possível tirar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela Internet. Este vai ser mais um serviço on-line da Receita Federal, além dos atuais ligados, principalmente, ao imposto de renda, a certidões negativas e ao próprio CPF com relação a alguma irregularidade no cadastro do contribuinte. Para tirar o CPF, gratuitamente, é só acessar o site da receita no endereço www.receita.fazenda.gov.br. Lembrando que a previsão para este serviço estar disponível é o final deste mês de fevereiro.

Segurança Falha

A McAfee, empresa multinacional especializada em segurança de dados e proteção de informação na Internet, divulgou estudo - baseado em uma pesquisa feita no mundo todo com 600 executivos de TI (Tecnologia da Informação) – que apresentou resultados preocupantes com relação ao custo e ao impacto, dos cyber ataques (ataques de “piratas virtuais” via Internet) em redes de transmissão de energia elétrica, refinarias de petróleo, empresas de telecomunicações e redes de transporte público (como Metrô, por exemplo). O documento da Mcafee demonstra que 54% dos executivos entrevistados, afirmaram que suas empresas sofreram infiltrações clandestinas, pela Internet, do crime organizado, terroristas ou até mesmo de governos estrangeiros.

Sob Fogo Cruzado

O documento da McAfee denominado de “Sob fogo cruzado: infra-estrutura crítica na era da cyber guerra” foi feito pelo CSIS (Center for Strategic and International Studies) dos Estados Unidos, e demonstra a fragilidade das medidas de segurança adotadas pelas empresas, em nível mundial, apesar das novas leis e regulamentações que estão sendo adotadas pelos países. No estudo, o Brasil é citado como um dos mais vulneráveis, principalmente por não ter ainda leis adequadas para identificar e punir crimes cibernéticos. É um caso a se pensar. Será que nossos últimos “apagões” na rede de energia elétrica foram realmente causados por problemas climáticos?