sexta-feira, fevereiro 19, 2010

InTC

InTC

Este é o nome de uma recém criada ONG (Organização Não Governamental). O InTC - Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional já nasce forte, não por ter recursos financeiros, mas pelo objetivo a que se propõe “tratar o assunto das desigualdades regionais” e principalmente, pelo seu criador: Dr. Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. Este que dispensa apresentação. Após sair da ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa
Tecnológica onde ocupou o cargo de secretário-executivo por vários anos, ele criou o InTC que certamente, vai contribuir muito para minimizar os desníveis e desigualdades regionais, particularmente nas áreas ligadas a C&T (Ciência e Tecnologia). Parabéns ao Dr. Lynaldo por mais esta iniciativa!

Fim do Papel

Os boletos de cobrança em papel, emitidos pelos bancos brasileiros, começam a deixar de ser utilizados e vão ficando para a história. A rede bancária, neste inicio de ano, já está substituindo está tecnologia antiga, pelos novos boletos eletrônicos. Denominados de DDA - Débito Direto Autorizado, o novo sistema já vem sendo utilizado por um grande número de empresas e pessoas físicas (profissionais liberais) - cerca de 2,6 milhões em todo país - e o número não para de crescer. A meta dos bancos é que em 2011 quase 100% das transações de cobrança sejam efetuadas via DDA.

AgroTube

O Programa PRIME (Primeira Empresa Inovadora), criado e implantado em várias regiões do Brasil pela FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos - entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia -, está apoiando um projeto de uma empresa do Estado de Minas Gerais, que deve fazer uma verdadeira revolução na área do agronegócio. O projeto é um “portal colaborativo” na Internet, onde vão estar disponíveis vídeos, informações de empresas e produtos voltados para o agronegócio, facilitando o conhecimento de novas técnicas e soluções de problemas do dia a dia do setor rural brasileiro, tudo em vídeo de boa qualidade. O portal, denominado de Agrotube e com formato muito parecido com o do popular Youtube, daí o nome, tem previsão de estar disponível na rede mundial de computadores já no próximo mês junho, e vai poder ser acessado e visualizado com a mesma qualidade tanto de um computador quanto de um telefone celular.

Mais Impostos Menos P&D

Uma pesquisa realizada pela FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo com diretores de 334 empresas ligadas à entidade empresarial, concluiu que, a alta carga tributária é o maior obstáculo para os investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) pelas empresas, especialmente para as MPEs (Micro e Pequenas Empresas). Segundo a pesquisa, 59% dos empresários entrevistados culpam a carga tributária como fator inibidor de maiores investimentos em P&D, vindo a seguir a taxa de juros com 58% e a valorização do Real, que inibe também as exportações, com 55%.