sexta-feira, fevereiro 19, 2010

TV Digital

TV Digital

O CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação, está convidando pesquisadores brasileiros a submeterem projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para suporte a conteúdos digitais aplicados ao SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital. O CTIC está interessado, particularmente, em “projetos que permitam a confecção e processamento avançado de conteúdos digitais no SBTVD”. O prazo para submissão dos projetos vai até 28 de fevereiro com orçamento limitado ao máximo de R$ 150 mil por projeto, e prazo de execução de até 18 meses.

Velox

Nas últimas semanas, o serviço de conexão a Internet “Velox”, da operadora de telefonia “Oi/Telemar”, tem piorado muito. As reclamações dos usuários são constantes. As maiores queixas são com relação a interrupções do serviço em várias horas do dia e a taxa (velocidade) de transmissão que não é mantida no nível contratado. É necessário que a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, Agência Federal reguladora do setor, tome providências juntamente com os órgãos de defesa do consumidor estaduais, afinal, assim como na telefonia celular, o consumidor brasileiro paga uma alta tarifa por um serviço de baixa qualidade.

CoRoT

Este é o nome de um satélite internacional no qual o Brasil possui participação. O CoRoT (Convection Rotation and Planetary Transitsatelite) tem dois objetivos principais: descobrir novos planetas localizados fora do nosso Sistema Solar (os chamados exoplanetas) e estudar as vibrações das estrelas. O equipamento foi desenvolvido através de um convênio entre o Brasil, a França e mais seis países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda e Itália). O satélite deve permanecer no espaço pelo menos até 2012. Neste projeto, o Brasil ficou responsável pelo desenvolvimento dos softwares (programas de computador) que comandam e garantem o funcionamento do CoRoT. É tecnologia 100% brasileira sendo usada em projetos com outros países e capacitando, nossos técnicos e engenheiros, na solução de problemas tecnológicos complexos.

Espanha

Será realizado na cidade de Sevilha, Espanha, nos dias 17 e 18 de março, o Fórum Business TIC 2010, Este fórum é considerado o maior encontro de negócios em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da Espanha. O evento tem como finalidade estimular negócios, cooperação e as transações no setor de TIC. Esse ano, o Brasil é considerado convidado especial de honra. Maiores informações sobre o evento e como participar, podem ser obtidas no e-mail: thais@assespro-rj.org.br.