quinta-feira, março 04, 2010

“The New York Times”

“The New York Times”

O jornal americano The New York Times, divulgou matéria, assinada pelo jornalista Stuart Elliott, na qual afirma que o governo brasileiro, através da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, fez um acordo com o “Google” (maior portal de buscas da Internet), visando divulgar o Brasil em nível mundial. O acordo, segundo o jornal, utiliza o “YouTube” (popular unidade do Google que disponibiliza vídeos na rede) e o “Google Maps” (serviço que disponibiliza mapas e imagens de todo o mundo na Internet) para disponibilizar informações detalhadas sobre cidades e regiões brasileiras, com a intenção de facilitar a vida dos visitantes estrangeiros - tanto turistas como empresários em viagens de negócios - ao Brasil. Inicialmente serão disponibilizados 85 vídeos e mapas com atrações e destinos brasileiros, no endereço www.youtube.com/visitbrasil que complementa as informações já disponíveis, em várias línguas, no site www.braziltour.com. Uma boa iniciativa da EMBRATUR!

“Connected Worlds”

Este é o tema (“Mundos Conectados”) da CeBIT 2010, uma das feiras internacionais mais importantes do segmento de TI (Tecnologia da Informação). A CeBIT acontece anualmente desde 1986 em Hannover, na Alemanha. Nesta edição 2010, que tem como país parceiro oficial deste ano a Espanha, realizar-se de 2 a 6 de março. A exposição destaca áreas como: Business IT, Green IT, Internet e Soluções Móveis, Webciety, Destination ITS, TeleHealth, Segurança, Bancos & Finanças, Comunicações, Infraestrutura de TIC e Planet Reseller. Mais de 40 empresas e entidades brasileiras participam do evento utilizando a marca Brazil IT, com boas chances de negócios. O Brasil se apresenta com dois estandes coletivos: um para as empresas de software e outro para as de Telecom, dentro do “Projeto Participação Brasileira na CeBIT 2010”. O Projeto, é apoiado pela Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Softsul -Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software e pela Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, com recursos da APEX – Agência de Promoção das Exportações do governo federal.

SEBRAE-SP

Uma boa iniciativa do SEBRAE de São Paulo é o uso de chats (ferramenta de “bate papo” pela Internet) e consultorias coletivas que a entidade disponibiliza em seu portal www.sebraesp.com.br. Ao longo deste mês de março, em horários diversos, as salas de bate-papo on-line permitirão a participação direta dos empresários, mediante inscrição prévia. Os temas deste mês são: Empreendedor Individual e Abertura de Empresas. Além de tirar dúvidas, o serviço oferece mais um canal de capacitação para a gestão empresarial das MPEs (Micro e Pequenas Empresas).

Pró-Inova

Até o próximo dia 16 de abril, o Pró-Inova - Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação, estará recebendo propostas para apoio a eventos a serem realizados no segundo semestre de 2010, no âmbito do Edital 13/2009. Podem ser apoiados minicursos, seminários, workshops e outras iniciativas de capacitação similares, de âmbito nacional ou internacional, “realizados no Brasil e que visem à sensibilização, conscientização e mobilização de empresas para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade”. As solicitações de apoio devem ser encaminhadas ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, via Internet, através de formulário próprio, no portal www.cnpq.br.